O Sindicato dos Professores e Servidores Públicos da Região Sul Mato-Grossense – Sipros é uma das maiores representações sindicais dos profissionais da educação do Estado. São mais de três décadas defendendo o direito dos trabalhadores de Mato Grosso.
Além da atuação em defesa da classe educacional, a entidade também está debruçada no combate à fome. Desde o início da pandemia o Sipros tem realizado campanhas recorrentes ajudando famílias e entidades com o repasse de alimentos arrecadados via doação.
Somente em 2022 mais de 1 tonelada de mantimentos foram arrecadados durante eventos da organização sindical.
No final de junho, o “Arraiá Solidário” promovido pelo Sipros arrecadou mais de 400 quilos de alimentos. Através de uma parceria com Nilza Sirqueira, presidente da União Rondonopolitana das Associações de Moradores de Bairros (Uramb), que repassou mais 12 cestas básicas, o montante passou de meia tonelada.
Os alimentos foram entregues para a Pastoral da Social da paróquia Bom Pastor e para Centro de Reabilitação Louis Braille, uma entidade que existe desde 1983 beneficente, sem fins lucrativos, que atende mais de 200 pessoas de Rondonópolis e região, com deficiência visual e múltiplas deficiências.
Em novembro, durante a tradicional Festa do Servidor Sipros, mais uma quantia considerável de alimentos foi arrecadada durante o evento. Nesta oportunidade foram mais de meia tonelada de arroz, feijão, óleo, macarrão e outros alimentos. As doações foram encaminhadas para o Recanto dos Idosos São José Operário, uma entidade sem fins lucrativos, que mantém 52 moradias na região da Vila Operária e fornece casas para idosos em condição de vulnerabilidade e com autonomia para realizarem tarefas do dia a dia. O projeto foi idealizado pelo Padre Lothar Bauchrowitz.
O presidente do Sipros, professor José Vlademir Ribeiro Marcondes, pontua que a diretoria da entidade já estuda novas ações para aumentar o fluxo de arrecadação de 2023, bem como ampliar o número de pessoas atendidas. “Além de mediar relações do trabalhador com o patronal, os sindicatos também precisam olhar para os mais necessitados. Essa pandemia deixou um buraco social em nosso país. A miséria está batendo na porta de milhões de homens, mulheres e crianças. Essa é uma realidade que não vai mudar do dia para noite e sabendo disso vamos intensificar nossas campanhas para o próximo ano e com os nossos filiados abraçando a causa ampliaremos, com toda certeza, o atendimento para famílias e entidades”.
Sobre o Sipros
Neste ano, o Sipros completou 34 anos de fundação. É o segundo maior sindicato de trabalhadores da educação estadual de Mato Grosso. Já são mais de 1.500 filiados.
Além de uma sede estruturada, a entidade disponibiliza para filiados, assessoria jurídica, assessoria contábil, assessoria previdenciária, plano de saúde, mais de 60 convênios com empresas locais e um clube social localizado no início da Rodovia do Peixe, a menos de 2 quilômetros de Rondonópolis, com estrutura de piscina, campo de futebol, quadra de areia, quiosques, área de recreação, salão de eventos aberto, salão para festa climatizado, duas salas de jogos e uma grande área verde.