O advogado Valdis Castilho Júnior, responsável pelo departamento jurídico do Sipros, tem demonstrado preocupação com a inflação de ofertas de empréstimos consignados para servidores públicos da ativa e aposentados.
O especialista alerta que antes de fazer a operação de crédito, o filiado deve prestar atenção nas taxas de juros cobradas na proposta e também na prática de juro composto. “Tem que tomar muito cuidado. Em alguns casos a empresa de crédito oferece uma proposta, com aprovação rápida e muitos acabam fazendo contrato. Mas o importante saber se naquele valor está sendo cobrado o juro simples, que aquela correção fixa até o final do pagamento, ou composto que além da dívida acumulada, ainda embute uma nova correção. O resultado é que um valor de cem reais pode virar duzentos e até trezentos, dependendo da quantidade de parcelas”.
Atualmente, a operação é efetivada tanto por canais remotos (telefone e aplicativos de mensagens), como pelo atendimento físico. Para o defensor, entre as duas opções, o filiado deve procurar a empresa física. “Se o filiado está precisando de recompor as finanças, ele deve procurar uma entidade financeira com credibilidade no mercado, jamais essas empresas que caíram de paraquedas. Outra questão importante é fazer uma pesquisa de mercado e também se tal entidade tem autorização do Banco Central para funcionar. É importante ficar atento a esse detalhe, que faz toda a diferença no bolso. Por último, sempre faça uma simulação antes de efetuar o consignado. Compare o valor pretendido, com o montante final cobrado pela financeira. Com esses cuidados é possível fazer um consignado, com um pouco mais de segurança”.
Júnior ainda pontua que uma opção para evitar adesão de empréstimos e o endividamento é refazer o planejamento das despesas domésticas. “Entendo que o empréstimo só deve ser efetivado em casos extremos, que realmente necessitam do dinheiro em questão de dias. Caso contrário coloque as despesas da casa na calculadora e veja o que é possível cortar. Se a pessoa for disciplinada ela consegue resolver boa parte das pendências financeiras em 4, 5 meses. Isso se chama educação financeira, que quando bem-feita tem ótimos resultados”, completa.
O empréstimo consignado, simplesmente consignado, é um tipo de crédito cujo valor das parcelas é descontado diretamente no holerite ou benefício. Economistas aconselham a jamais comprometer mais que 35% da renda mensal com empréstimos.