A diretoria do Sipros- Sindicato dos Profissionais da Educação Básica da Rede de Ensino da Região Sul de Mato Grosso é solidária a todos os 2,6 milhões de professores do país, de acordo com o Ministério da Educação.
O Sipros classifica como desastrosa a declaração do deputado federal Ricardo Barros (Progressistas). O parlamentar afirmou, recentemente, que os educadores “não querem trabalhar” e que a alegação de riscos da pandemia, a função não seria cabível.
O legislador é mais um exemplo da ignorância e intolerância que vivemos nos últimos tempos. Em momento algum, o mesmo deputado ergueu os braços e pediu celeridade no processo de vacinação para todos os brasileiros. Tal representante do legislativo também nunca se preocupou em chamar a sociedade para discutir um protocolo nacional e padrão para a volta das aulas.
Infelizmente um deputado, que tem o importante papel de líder do governo federal na Câmara, não trabalha para conter o ritmo de óbitos desenfreado do país, que beira as 400 mil mortes.
Um personagem desse porte, em vez de atacar aqueles promovem educação, inclusive para seus filhos, poderia usar seu poder e trabalhar junto com a presidência da república pela aquisição de mais vacinas, medicação para pacientes de UTI e medidas para transferência de renda a trabalhadores e pequenos empresários.
E vale ressaltar que nós precisamos de políticas de educação, saúde e segurança. Essas demandas não podem serem utilizadas e lembradas no período de campanhas eleitorais, entre outros exemplos.
Para tentar melhorar nossos ganhos, trabalhamos em até três turnos. Corremos atrás de dois empregos, não temos auxílio moradia, auxílio alimentação, auxílio saúde e muito menos auxílio combustível.
No dia de amanhã, caso algum companheiro seja contaminado pela Covid-19 enfrentará o colapso da saúde pública e dependendo da gravidade terá que aguardar um leito para o tratamento da doença. Ao contrário do edil, que tem 70 médicos de 17 especialidades a sua disposição, numa estrutura hospitalar exclusiva para os parlamentares, com tomógrafo e até UTI móvel.
Professor e todos os outros profissionais envolvidos com a educação trabalham não só pela garantia da educação de qualidade, mas também pela boa relação e interação com a comunidades aos arredores de uma unidade escolar. Deixamos aqui um convite ao senhor deputado, para sair do luxuoso cenário que goza e entre na rotina de um trabalhador do setor, por pelo menos uma semana. Temos total convicção que sua estabanada declaração seria revista de imediato.
Aos nossos colegas da educação brasileira deixamos o nosso reconhecimento e gratidão!!!